Toda a cadeia produtiva do vinho – do plantio da uva até o varejo – utilizando Internet das Coisas foi a solução apresentada pela Logicalis durante o Futurecom 2018 para mostrar como indústrias de qualquer segmento podem se beneficiar usando IoT.
“A internet das coisas nos permite desenvolver soluções que impulsionam ainda mais a transformação digital. Aplicar IoT juntamente com outras tecnologias disruptivas, como inteligência artificial e blockchain, em diferentes segmentos de mercado, pode levar inúmeros benefícios aos negócios e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma o diretor de tecnologia da Logicalis, Lucas Pinz.
Ainda no campo, o ciclo da produção agrícola é acompanhado de perto com sensores processando dados do crescimento das parreiras. Soluções preditivas também são utilizadas para antecipar eventuais falhas na produção recomendando ações que possam amenizar possíveis impactos negativos. Há ainda a possibilidade de prever a demanda energética o que evita parada da produção por falta de energia.
A combinação dessas tecnologias ajuda a rastrear e a controlar materiais laboratoriais, como amostras do vinho, tanto durante o transporte quanto no armazenamento. Com IoT e blockchain combinados pode-se rastrear a frota e a temperatura do produto. Finalmente nas lojas, com leitura de QR Code é possível saber todas as informações daquele produto desde a data de colheita da uva e o tempo de produção.