Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O uso do FUST para conectividade nas escolas rurais

Article-O uso do FUST para conectividade nas escolas rurais

O uso do FUST para conectividade nas escolas rurais_Joa Souza.jpg
O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações tem como objetivo levar conexões de qualidade para estudantes que vivem em áreas rurais. Entenda!

A conectividade nas áreas rurais é um tema importante que vem ganhando destaque nos últimos anos. Com a retomada do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem como objetivo principal a expansão da internet no campo e a melhoria da conectividade nas áreas rurais.

Para entendermos mais sobre o tema, entrevistamos Caio Bonilha, diretor geral da Futurion Análise Empresarial, que nos falou sobre o momento atual e tendências para a conectividade nas escolas rurais. 

Confira como foi a conversa abaixo!

Entenda o que é o FUST

Bonilha nos explicou que o FUST  é um fundo cujo objetivo é financiar a expansão dos serviços de telecomunicações em áreas remotas e carentes do Brasil.

De acordo com o especialista, ele foi criado em 2000 e é financiado pelas empresas de telecom, que destinam 1% de sua receita anual para o projeto. A gestão fica por conta da Anatel.

“Esses recursos são utilizados para financiar projetos de implantação, ampliação ou melhoria dos serviços de telecomunicações em áreas em que eles ainda não existem ou são insuficientes”, diz Bonilha

Ele prossegue, destacando que “originalmente, o FUST tinha foco na difusão da telefonia fixa (STFC), mas foi atualizado em 2020, possibilitando o financiamento da conectividade à internet”.

A importância da conectividade nas escolas rurais

“A falta de acesso à internet nas escolas rurais é um grande desafio no Brasil e pode prejudicar a qualidade da educação oferecida nessas regiões”, comenta Bonilha.

Ele acrescenta: “Com o FUST, é possível viabilizar projetos para a conexão à internet nas escolas, possibilitando o acesso dos alunos e professores a conteúdos educacionais online, comunicação e interação com outras instituições”.

Ainda de acordo com o especialista, o fundo pode ajudar a fomentar a economia e o desenvolvimento social dessas regiões, trazendo benefícios para todo o país. O diretor da Futurion Análise Empresarial comenta:

“Além disso, a conectividade das escolas rurais também pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades, já que a internet pode ser utilizada para o acesso a serviços públicos, informações sobre mercado de trabalho e empreendedorismo, entre outras oportunidades.”

Andamento e expectativas para a conectividade nas escolas rurais

Ao falar sobre o andamento do processo de conectividade nas escolas rurais, Bonilha nos apresentou alguns dados do Censo Escolar de 2022.

Segundo o levantamento, 63% das mais de 52 mil escolas de educação básica presentes nas áreas rurais brasileiras têm acesso à internet.

Dessa forma, existem aproximadamente 19 mil escolas desconectadas e que ainda precisam se beneficiar do FUST. Bonilha lembra ainda que 88,4% dessas instituições ficam nas regiões Norte e Nordeste.

Sobre as expectativas para o crescimento da conectividade nas escolas rurais, o especialista diz que “o edital do leilão do 5G destinou cerca de R$ 3,1 bilhões para serem usados nas conexões das escolas públicas de educação básica até 2025.”

Ele também explicou que a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE)  é  órgão responsável pela execução do projeto Aprender Conectado, criado  para levar internet às instituições públicas de ensino básico.

Exemplo da conectividade em escolas rurais

Como exemplo da aplicação do FUST em escolas rurais, Bonilha apresentou um projeto desenvolvido pela Coprel Telecom, no município de Ibirubá, no interior do Rio Grande do Sul.

Por meio da construção de 47 km de fibra na cidade, foi proporcionada a conexão à internet para mais de 224 alunos das escolas EMF José de Anchieta, EMF Rincão Seco e EMF Alfredo Brenner.

Com o FUST, as escolas ficarão mais conectadas e isso tende a impulsionar o aprendizado dos alunos. Para saber mais, leia na sequência nosso conteúdo sobre o futuro do 5G na educação!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar